fbpx

Como buscar um novo emprego, sem perder o atual

Como buscar um novo emprego, sem perder o atual

Um emprego novo não significa apenas uma remuneração maior. Muitas vezes se aceita assumir mais responsabilidades com uma remuneração igual ou pouco maior, contanto que haja perspectiva de crescimento na nova empresa.
Por outro lado, não há como encontrar um emprego novo sem esforço.
O que não se quer é colocar em risco o emprego atual neste processo.
O ponto de equilíbrio entre a manutenção do atual e a busca do novo emprego é tênue.

Se você tem esperado o momento certo para começar a procurar um novo emprego, confira algumas dicas para dedicar-se a esta tarefa, sem colocar em risco seu emprego atual:

Cuidado com o e-mail
Ao procurar uma recolocação, haja sempre com segurança. E-mails corporativos muitas vezes são rastreados pelas empresas, dependendo da política de segurança delas. O ideal é usar a conta de e-mail pessoal para este tipo de contato, especialmente quando começar a discutir as bases da proposta de emprego. Além disso, seu futuro empregador não irá gostar de saber que você gasta seu tempo no escritório em assuntos pessoais.

Não vá trabalhar com a roupa de entrevista
Já virou até piada no mundo corporativo: nada dá mais bandeira do que aparecer para trabalhar com um figurino diferente do seu usual – mais bem cuidado. Uma sugestão é levar consigo uma sacola com uma peça de roupa para trocar, após a entrevista. Isso pode ser feito num banheiro de shopping ou de uma lanchonete, por exemplo. Portanto, calcule o tempo necessário para tal, antes de voltar ao trabalho. No caso de homens, é possível apenas colocar uma gravata e paletó sobre a camisa, sem maiores problemas.

Seja discreto ao passar referências
Ex-colegas de trabalho normalmente são os primeiros a saber que você está à procura de um emprego novo. Mas os colegas atuais são os mais indicados para dar boas referências a seu respeito. Pense muito bem antes de falar com algum deles e pedir sigilo em relação a isso. Se você não estiver seguro de que são confiáveis, não fale com ninguém. Mais importante que a referência é a confidencialidade.

Administre bem o seu tempo
Uma entrevista no café da manhã é o ideal para quem está empregado. Tente agendar para o horário das 8h, pois assim você conseguirá estar às 9h em seu trabalho, sem causar qualquer suspeita. Entrevistas no meio do dia requerem desculpas mentirosas para as ausências. O ideal são mesmo os horários no início do dia – um atraso é mais aceitável do que um almoço muito prolongado

Nunca deixe de dar o seu melhor
Mesmo quando se busca uma nova colocação, nunca deixe de fazer o seu melhor no trabalho atual. É comum as pessoas que procuram um novo emprego viverem uma verdadeira paranóia nas empresas atuais. Se você continuar a se dedicar ao máximo ao seu trabalho, você será reconhecido e terá prazer em trabalhar – e aumentará assim a vontade de buscar algo melhor em seu tempo livre. Afinal, a busca por um novo emprego pode dar em nada neste início de ano, e você tem de garantir o seu emprego.

Compartilhe
  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.