Como começar bem em um novo emprego

Como começar bem em um novo emprego

Dicas sobre como começar bem em um novo emprego

Um dos sentimentos mais marcantes, misturado com medo, expectativa, apreensão, esperança ocorre no primeiro dia no novo emprego, por isso, separamos  algumas dicas sobre como começar bem em um novo emprego.

 

Como começar bem em um novo emprego

 

Vá com calma.

Quando iniciamos em um novo emprego é comum ouvirmos que precisamos mostrar a que viemos e por isso devemos começar com “todo gás” e “mostrar serviço”, afinal de contas a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
Esta é uma idéia equivocada, pois embora esta atitude provavelmente deixará seu chefe satisfeito, ela poderá provocar agitação entre os colegas, gerando um desequilíbrio na empresa e pode até mesmo produzir desvantagens a longo prazo.
Na ansiedade de mostrar resultados e de ser notado você pode “pisar nos calos” de pessoas as quais você poderá depender no futuro.
Como novato, você é mais vulnerável e precisa construir sua reputação na empresa.
Neste caso, o conselho é observar, ouvir e aprender mais sobre o ambiente em que você esta inserido.
Tenha equilíbrio para causar uma boa impressão “sem atropelar” ou “passar por cima” das outras pessoas.

Feche a boca e não confie em ninguém: quanto menos você falar, mais aprenderá

Nos primeiros dias deve-se apenas observar e ouvir, se expondo o mínimo possível, afinal, não se sabe quem é quem, nem o que é o quê. É importante lembrar, no entanto, que fechar a boca não significa mau humor nem ser reticente e sim evitar dar opiniões ou informações a menos que as pessoas peçam.

É importante mostrar uma atitude receptiva e pró-ativa no sentido de aprender

O novo empregado deve demonstrar ter disponibilidade para se adaptar e controlar a ansiedade no sentido de desenvolver a paciência para plantar e depois colher os resultados. Ou seja, apresentar resultados e depois cobrar.

Compartilhe
  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *