fbpx

Deixe seus problemas pessoais em casa

Deixe seus problemas pessoais em casa

Todo mundo enfrenta dificuldades fora da empresa. O grande desafio é impedir que elas também prejudiquem sua carreira.

Deve se ter cautela ao trazer seus conflitos pessoais para a empresa, para a reunião, para a entrevista de emprego.
Primeiramente porque é comum que as pessoas com as quais não possuimos intimidade interpretem os problemas de uma maneira muito particular, passando a acreditar que sua vida é “enrolada”. Além disso, paasa a impressão que, por expor demais sua vida, você superestima suas próprias dificuldades, sendo incapaz de solucioná-los.

Para facilitar o convívio na empresa, é desejável que seus problemas sejam resolvidos longe do âmbito corporativo, sem alardes e sem envolvimento desnecessário com outras pessoas. Além de preservar a sua imagem, evita desgastes.

Isso não quer dizer que a proposta seja que cada um viva isolado e que problemas reais não sejam compartilhados. Muito pelo contrário. Quando se convive com as mesmas pessoas diariamente, o envolvimento pessoal é uma conseqüência inevitável. É desejável que quando você tiver um problema grave que afeta a tarefa, é importante dividí-lo, até para obter o auxílio necessário para resolvê-los. O que não se deve compartilhar são os probleminhas corriqueiros, que todos têm, mas que é de bom senso que cada um cuide dos seus.

MANTENHA O CONTROLE
Veja como lidar com seus problemas pessoais na empresa:

* Evite falar demais e fazer-se de “coitadinho”. Divida seus problemas com o menor número possível de pessoas no trabalho.

* Se possível, receba e faça telefonemas pessoais no celular, no horário do almoço ou nos intervalos para o café.

* Salvo em casos como morte, tenha um plano B: conte com alguém que possa ajudá-lo em tarefas domésticas ou que leve seu filho ao médico no dia em que você não puder.

* Comunique ao chefe se precisar alterar sua rotina de trabalho, para que ele não interprete sua ausência ou falta de concentração como falta de comprometimento.

* Verifique se a empresa oferece algum tipo de auxílio para os funcionários com problemas pessoais e busque ajuda.

* Se você não está conseguindo lidar sózinho com seus problemas, uma ajuda profissional sempre é bem-vinda.

* Doenças e morte de parentes devem ser comunicadas ao chefe, para que a empresa possa se organizar durante sua ausência.

Compartilhe
  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.