Como treinar funcionários

Como treinar funcionários

Como treinar funcionários

Treinar funcionários deve ser um programa contínuo com foco na agregação de valor aos produtos e serviços da organização.

Na era da informação em que vivemos, não é o forte que devora o fraco, e sim o rápido que devora o lento.

O grande diferencial das empresas são as pessoas, são elas que realizam o serviço, que atendem o cliente e movimentam a empresa.

Com isso, investir em treinamento dos funcionários não deve ser encarado somente como custo, mas sim como um meio para alavancar o desempenho da empresa.

Por isso, treinar funcionários é essencial para que as empresas consigam transpor desafios e obstáculos do dia a dia.

Seja pela constante mudança, competitividade e a imprevisibilidade, a relevância do treinamento dos colaboradores já foi abordada em outro artigo do Web Mundi – Negócios, Carreira e Empreendedorismo onde falamos sobre a importância de treinar seu funcionário.

Neste artigo, iremos apresentar dicas sobre como planejar e treinar os funcionários da empresa.

Como treinar funcionários nas empresas

Plano de Treinamento

Muitos gestores e empresários confundem iniciativas curtas, isoladas e desconexas como treinamento.

Um workshop ou palestra isolada de uma hora não é treinamento.

Não espere que as pessoas se transformem ou aprendam algo de forma efetiva desta maneira.

Treinamentos devem ser programas contínuos com foco, material e espaço especifico para este fim,  somente desta forma, é possível se colocar em prática toda a teoria que está sendo aprendida.

O gestor ou empresário deve conhecer as equipes que gerencia, bem como as necessidades de competências técnicas, comportamentais e conceituais requeridas dos colaboradores no desempenho das atividades e das estratégias da empresa.

A função do gestor neste processo é de criar um bom ambiente de trabalho, capacitar e orientar seus colaboradores na busca da capacitação e evolução contínua de competências.

Para isto é importante que você elabore uma lista das competências que devem ser desenvolvidas para cada colaborador da equipe.

Considere o Custo x Beneficio de se desenvolver um programa de treinamento na própria empresa ou em centro de treinamento externo.

Avalie a escolha do  fornecedor/instrutor, saiba o que você deseja e quais competências você quer que seus colaboradores alcancem com a conclusão do programa.

Evite colocar profissionais de níveis de conhecimento muito diferentes em uma mesma sala de treinamento visando economizar, pois esta ação ira resultar em péssimos resultados, pois o instrutor não atenderá as expectativas de todos os colaboradores.

Para treinar é necessário ter habilidade, método, conhecimento sobre a tarefa e sobre as estratégias da área e da empresa.

Aprendizagem  contínua

Após os colaboradores serem treinados e atuarem de forma eficiente, tenha ciência de que o trabalho não terminou.

O gestor deve motivar o funcionário a buscar o conhecimento contínuo, proporcionando cursos de reciclagem e desenvolvimento de novas competências.

Compartilhar conhecimento

Como dito anteriormente, o gestor deve preocupar-se com a criação de um bom ambiente de trabalho, para que desta forma, as pessoas sintam-se confiantes  em trocar informações.

Somente com um bom ambiente de trabalho é possível motivar seus colaboradores a compartilhar conhecimentos entre si.

Em um ambiente extremamente competitivo, onde não há confiança entre os funcionários, as pessoas podem ensinar as atividades inadequadamente ou de modo que o outro colaborador entenda somente o básico para o desempenho do cargo.  Com isso, sem perceber, o colaborador poderá fazer com que a empresa perca em qualidade ou produtividade podendo gerar retrabalho e  aumento de despesas.

Conclusão

A aplicação de treinamentos e capacitação de pessoas é um trabalho árduo, mas que não pode ser negligenciado pelo empresário, gestor ou colaborador.

Um plano contínuo de treinamento deve adequar as competências do colaborador às estratégias de negócio, esse investimento se justifica pela importância do trabalho das pessoas na agregação de valor aos produtos e serviços da organização.

Compartilhe
  , ,


Um comentário em “Como treinar funcionários

  1. Pingback: Como treinar os funcionários - Web Mundi Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *