Como abrir um comércio de materiais elétricos

Comércio de materiais elétricos - Como abrir um comércio de materiais elétricos

Como abrir um comércio de materiais elétricos

Comércio de materiais elétricos

Para montar um pequeno comércio de materiais elétricos é necessário para comprar os equipamentos da loja, tais como prateleiras, móveis, equipamentos para escritório, etc…

Existem tipos de negócios que são um sucesso, independente da localização do empreendimento e um desses exemplos é uma casa de materiais elétricos. Os itens vendidos nessas lojas são considerados básicos para compra e venda, seja para pequenos reparos em casa como também para realização de uma obra como um todo.
Eventualmente, as pessoas precisam comprar uma lâmpada, um novo interruptor, pedaços de fio e tudo o mais que for necessário para a manutenção e reparos em sua residência.

Uma loja de materiais elétricos é o modelo de novo negócio que funciona tanto em grande como em pequeno porte.

Há diversas histórias de empresários que cresceram e conseguiram uma boa fonte de renda com uma pequena casa de materiais elétricos de bairro.
Como os itens aqui são vendidos tanto para uma reforma como para uso no dia a dia, o público é mesmo, o morador que irá precisar de uma lâmpada em casa ou outro material.
Por isso, ter uma casa de materiais elétricos em cada bairro é de extrema importância e uma boa fonte de renda para o proprietário.

O total cobre ainda um pequeno estoque inicial e o capital de giro. O empreendedor vai também ter de alugar duas linhas telefônicas.
A margem de lucro varia de acordo com o produto de 7% a 35%. O tempo de retorno do investimento é de cerca de 16 meses.
A loja deve ter uma área mínima de 50 m2, que pode ser dividida em atendimento, escritório e estoque.
Um requisito indispensável é ter (ou contratar quem tenha) formação básica na área elétrica.
Se o local onde a loja está instalada for predominantemente residencial, ela deve oferecer produtos de baixa tensão (mini-dijuntores, luminárias, lâmpadas, cabos elétricos e telefônicos, conectores, reatores e tomadas).
Em área comercial, deve ter também produtos de média tensão (transformador, disjuntor e seccionador).
Para conquistar os clientes, é imprescindível oferecer boa qualidade no atendimento e ter um estoque básico bem dimensionado. Isso visa evitar a falta de produtos, já que muitos clientes fazem compras com a obra em andamento.
Um dos pontos críticos nessa atividade é a competição com os grandes distribuidores. Eles conseguem preços e prazos de pagamento melhores junto aos fabricantes.
Para driblar essa situação, o empresário vai ter de pesquisar novos fornecedores e diversificar a clientela (fábricas, clubes, escolas, etc.).
Para a abertura da empresa, o empreendedor deverá providenciar registro na Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, INSS, sindicato patronal e prefeitura.
É preciso pesquisar, na prefeitura, as exigências para a instalação da loja, de localização, além de solicitar o alvará de funcionamento.

Investimento

Inicial: R$ 35.000,00

Área/Espaço Mínimo: 50 m2

Custo Fixo Mensal a ser considerado:

  • Aluguel Imóvel
  • Água
  • Luz
  • Telefone

Equipamentos necessários

  • Balcão
  • Prateleiras
  • Móveis
  • Equipamentos para escritório
  • Computador
  • Caixa registradora ou terminal de computador

Compartilhe
  


3 Comentários em “Como abrir um comércio de materiais elétricos

  1. Prezados, boa tarde.
    Muito boa a matéria, porém gostaria de saber quais são os itens de maior saída em uma loja de Material Elétrico, em uma loja de bairro.

    Desde já obrigado !

    • Boa tarde, Alex.

      O ramo de materiais elétricos é muito extenso e com uma linha enorme de produtos, se esta começando é aconselhável adquirir o material básico e após isso ir providenciando as faltas conforme solicitação de seus clientes, caso contrario pode ficar com muitos produtos que não são utilizados pela sua clientela.

      conheça a sua região e trabalhe em cima dessas informações.

    • Boa terde preciso de im nformacoes , meu nome e ismael tenho desejo de montar uma pequena loja de materiais eletricos, eu tenho a loja tenho plateleiras e balcoes a loja da 40 metros quadrado nao precisa de material hidraulico so os mais basicos.vc pode me responder, desde ja eu agradeso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *